
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece como favorito em todos os dez cenários eleitorais simulados para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (13). O levantamento indica que Lula venceria com relativa tranquilidade nomes ligados à direita e à extrema direita, incluindo integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de cenários, Lula lidera com 14% das intenções de voto, contra 6% de Jair Bolsonaro, 2% de Tarcísio de Freitas e 1% de Michelle Bolsonaro e Ratinho Júnior. O presidente aparece vencedor em todas as simulações realizadas ao longo de 2025, com pequenas oscilações dentro da margem.
Nos cenários de primeiro turno, que incluem oito nomes da direita ou extrema direita e um candidato do centrão, Lula varia entre 31% e 39% das intenções de voto, mantendo-se sempre na liderança. O pior desempenho ocorre em uma disputa contra Michelle Bolsonaro, quando o presidente ainda assim vence com 31%, abrindo 13 pontos de vantagem sobre a ex-primeira-dama. Já o melhor cenário é contra Tarcísio de Freitas, com 35% para Lula contra 16% do governador paulista.
No segundo turno, Lula também lidera todas as simulações. A disputa mais apertada seria contra Jair Bolsonaro, com 42% a 39%, embora o ex-presidente esteja inelegível. Entre os nomes com ficha limpa, Ciro Gomes aparece como o adversário mais competitivo, mas ainda atrás do atual presidente.
Crédito: Jornal Brasil Notícias


