Primeiro carro da BYD produzido no Brasil sai da fábrica de Camaçari em 26 de junho, sob polêmica judicial.

A montadora chinesa BYD confirmou que seu primeiro veículo totalmente produzido no Brasil será lançado nesta quinta-feira (26), às 9h, diretamente da nova fábrica em Camaçari, na Bahia. A marca, no entanto, ainda mantém em sigilo qual modelo será o primeiro a sair da linha de montagem baiana. A informação foi revelada durante o lançamento do Song Plus 2026, em São Paulo.

O anúncio ocorre em meio à repercussão de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a BYD e duas empreiteiras terceirizadas, que são acusadas de manter 220 trabalhadores chineses em condições análogas à escravidão. Os trabalhadores teriam entrado no Brasil de forma irregular e enfrentavam jornadas exaustivas, alojamentos precários e retenção de documentos, segundo o MPT.

A empresa nega as acusações e afirma que apresentará sua defesa com base nos princípios de ética, direitos humanos e legalidade. O MPT, por sua vez, exige indenizações que ultrapassam R$ 257 milhões por danos morais coletivos e individuais, além da responsabilização das empresas envolvidas.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *