O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) afirmou em entrevista que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contemplou “caciques” de partidos políticos ao definir a chapa para as eleições de 2022. Segundo o deputado, Lula teria esquecido as bancadas e feito acordos com as cúpulas dos partidos para formar a chapa.
André Figueiredo é líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados e disse que Lula não consultou as bancadas dos partidos aliados para decidir sobre a chapa. Ele afirma que a decisão foi tomada em um “acordo de cúpula” entre os líderes partidários e que isso prejudica a representação das bancadas na chapa eleitoral.
O deputado cearense destacou que a decisão pode prejudicar a representação dos estados nas eleições de 2022, já que os caciques dos partidos costumam concentrar recursos e influência em suas regiões de origem. Além disso, ele aponta que a formação da chapa sem consultar as bancadas pode gerar insatisfação entre os parlamentares e fragilizar a base de apoio do próximo governo.
André Figueiredo também comentou sobre a posição do PDT em relação à candidatura de Lula em 2022. Segundo ele, o partido ainda não definiu oficialmente o apoio a nenhum candidato e está aguardando as definições das candidaturas. No entanto, ele destaca que o PDT tem divergências em relação a alguns pontos do programa do PT e que isso pode influenciar na decisão final do partido.